top of page
  • Foto do escritorLinsei Oishi

Qual é o tempo, a duração de uma sessão de psicanálise lacaniana?

“o inconsciente é estruturado como uma linguagem” (Lacan)


Em uma análise lacaniana, trata-se o discurso, uma intervenção no discurso que é produzido no decorrer de uma sessão de análise, como tal, o analista não escuta, lê, pontua, sublinha o texto clínico produzido neste contexto. Faria sentido, neste contexto, que as sessões de uma análise tivessem um tempo predeterminado?

Talvez sim, caso se tivesse acesso, de antemão, ao texto a ser trabalhado.

No entanto, não se tem!


Deste modo, para se produzir um tratamento no discurso de uma análise, trabalhar com um tempo cronométrico para dar limites a uma sessão, não apenas não produz efeitos, como não é coerente com os pressupostos de uma análise lacaniana.


O silêncio, a repetição de uma palavra, um suspiro e o corte como encerramento de uma sessão, têm a função de pontuação do texto clínico da análise. A isso, se dá o nome de tempo lógico. Em uma sessão de análise lacaniana, não se trabalha com o tempo do relógio, o tempo de trabalho/hora, mas sim, com o tempo lógico. De qual lógica se trata?

Da lógica de tratamento sobre o discurso de uma analisante (comumente chamado de paciente, um equívoco), este tratamento se dá pela escansão (corte/interrupção) da sessão ou do discurso durante a sessão, uma demarcação, um momento em que o analisante está experimentando um ponto de conexão, clareza, discordância ou outra forma de irrupção do inconsciente, o que também pode sobrevir por meio da reverberação da linguagem, ao se marcar um significante, levantar uma questão ou ficando em silêncio.


Assim como os sonhos, a escansão pode então ser tomada como outra “Via Regia” (denominação dada por Freud) para o inconsciente; a escansão se mostra como outra via de acesso à verdade do inconsciente ao trespassar o discurso comum que formulamos para nós mesmos.


Assim, para uma psicanálise lacaniana operar e produzir seus efeitos, utiliza-se de outra relação com o tempo, o tempo lógico.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page